terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Pilates complementa atividades de atletas


Todos já devem ter ouvido falar no Pilates como uma atividade que proporciona alongamento e fortalecimento muscular, hoje praticado por pessoas de várias faixas etárias e estilos de vida. A novidade, porém, é que o Pilates tem sido procurado por atletas de alto desempenho, que buscam na atividade um complemento para os treinos.



















Foto: Silvia Barcellos
Texto: Marina Morena

O médico oftalmologista Lúcio Moraes, 41 anos, é um dos atletas adeptos à prática. Lúcio diz que sempre praticou esportes na vida. Passou pelo jiu-jitsu, canoagem, futebol e, atualmente, joga tênis. Há dez anos começou a se preparar melhor fisicamente para os esports com o pilates. "Hoje faço pilates três vezes por semana e pratico tênis duas vezes, porque sei da importância da preparação, e o pilates é essencial", explica.
Preparatório

O médico relata que experimentou o maior benefício do pilates nas últimas férias, no mês de janeiro deste ano. Como pretendia esquiar no Canadá, o médico começou um preparatório de exercícios específicos três meses antes de viajar, o que resultou em um ótimo rendimento no esporte, mesmo sem nunca o ter praticado antes.

"Eu comecei a fazer exercícios de pilates que me dariam maior equilíbrio, consciência corporal e força nas regiões mais usadas pelo corpo no esqui, e o resultado foi surpreendente. Esquiei sem problema nenhum, não tive lesões e tudo deu muito certo. Fiquei impressionado porque aqui não tem neve, então eu não tinha costume com o esporte. Sei que me saí bem por causa do preparatório que o pilates me proporcionou".
O novo perfil de alunos faz parte de um grupo seleto de pessoas que descobriu na modalidade a chance de alcançar resultados melhores nas competições e um menor risco de lesões na hora dos treinos. É certo que o Pilates fortalece os músculos fracos, alonga os músculos encurtados e aumenta a mobilidade das articulações. Além disso, a força e o alongamento são trabalhados de forma que o corpo fica mais forte, saudável e elegante.
"Isso tudo se deve ao maior equilíbrio, melhora na respiração e postura, além do fortalecimento que o Pilates proporciona ao atleta, já que o exercício pode ser considerado uma terapia globalista, que trabalha vários músculos e níveis de atividades de uma só vez", explica a professora de Pilates, Maria Paula Lopes.
Ela relata que os exercícios direcionados para atletas é um pouco diferenciado do que ela aplica em pessoas que não praticam esportes. "Em um atleta a gente direciona e localiza mais a técnica, dependendo do tipo de atividade que a pessoa pratica".
Resultados
O militar reformado Irineu da Silva Mattos, 80, também comprova que o Pilates facilita a vida do atleta. Competidor da modalidade Master de Natação, Irineu compete pelo clube Icaraí, de Niterói (RJ), e pratica Pilates desde 2007. "Desde que comecei com os treinos, meu rendimento foi muito maior. O Pilates complementa a musculação e os próprios treinos de natação", relata o atleta.
Irineu explica que resolveu se dedicar também ao Pilates como atividade física porque soube que a modalidade trabalhava cerca de 500 exercícios de uma só vez. Segundo ele, o exercício recupera o corpo e dá maior vitalidade na hora das competições. "Uma vez estava resfriado e não queria treinar. Como tinha uma competição na véspera, resolvi fazer apenas o pilates, o que foi essencial. Na hora meu corpo se recuperou e eu consegui nadar normalmente", finaliza Mattos.
Fonte: site A Redação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário