segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Como Pilates ajuda a combater a depressão?

A depressão ou transtorno depressivo é um quadro patológico, caracterizado por uma alteração psíquica e orgânica geral, com alterações na maneira de valorizar a realidade e a vida. Falta de vitalidade, sentimento de tristeza, angústia, sensação de vazio, redução na capacidade de sentir prazer, falta de confiança em si, sentimentos de culpa generalizados, pessimismo e nos casos mais graves pode haver tendência ao suicídio. 
Diferentes pesquisas no mundo científico revelam a intrínseca relação entre depressão e atividades físicas, uma vez que durante exercícios é liberada maior quantidade de endorfina no cérebro, substância produzida pelo próprio organismo e responsável pelo humor e bem-estar. 
Com o Pilates não é diferente!
O exercício vem sendo indicado por muitos médicos. É um método mais tranquilo, que ao conectar a mente e o corpo, melhora a saúde em geral, reduz a ansiedade, diminui o estresse, além de otimizar a concentração, a respiração e o relaxamento.
Após 3 ou 4 semanas de treino, a pessoa já sente sua autoestima e autoconfiança mais elevadas, pois a prática de Pilates faz com que se identifique o próprio corpo, trazendo mais contentamento e felicidade, com melhores resultados médicos, inclusive com alterações estéticas. 
Com os exercícios, recupera-se a vontade de se envolver em atividades do dia a dia, uma vez que a característica dos quadros de depressão é a prostração, ou seja, não ter vontade de fazer nada.
A depressão não deve ser confundida com a tristeza, conhecida de todos nós. É um quadro patológico que merece atenção e deve ser combatido com orientações médicas.
fonte: pilates-org.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário